MBA em

Gestão Tributária

A tributação é um dos mais relevantes custos da atividade produtiva brasileira. Por conta disso, é necessário um conhecimento altamente aprofundando, tanto fiscal quanto contábil, para minimizar, de forma lícita, o efeito dos tributos e reduzir o ônus das empresas em função da carga tributária. Profissionais com as competências técnicas acerca disso, acabam se destacando no mercado de trabalho.
Estes profissionais, além de poder atuar como parte do corpo de colaboradores de uma empresa, servindo informações indispensáveis para a estratégia organizacional, podem atuar no setor público, de forma autônoma (consultoria), empreendendo e tendo um escritório contábil e como docente.

OBJETIVO DO CURSO
Proporcionar ao futuro especialista o pleno conhecimento na área tributária o preparando para dominar técnicas diferenciadas e novas leituras sobre o tema, de acordo com as mudanças que vem ocorrendo tanto no cenário local, quanto nacional.

A QUEM SE DESTINA O CURSO?
Profissionais das mais diversas formações como: administradores, economistas, advogados, bacharéis em direito e contadores que necessitem potencializar seus conhecimentos acerca da área tributária. O curso é aberto para todas as áreas de formação.

Por que escolher o Instituto Moraes?

  • Instituição com profissionais com anos de experiências no ramo educacional, sempre antenados com o que o mercado nacional e local necessita, para trazer os melhores temas de cursos;
  • Corpo docente qualificado, com professores referências em suas áreas de atuação para fornecer o melhor conteúdo e didática;
  • A carga pensada de forma a oferecer todo o conteúdo necessário e ainda possibilitando ao aluno a conclusão do curso em 1 ano;
  • Parcerias com os conselhos e associações das mais variadas áreas;
  • Local acessível e seguro com equipe de apoio altamente qualificada para atender às demandas durante as aulas.

Grade currícular

  • 1. Direito Tributário Constitucional e Legislação Complementar
  • 2. Imposto sobre a Renda da Pessoa Física: Análise e Apuração
  • 3. Impostos de Competência dos Municípios – ISS, ITBI e IPTU
  • 4. Impostos de Competência dos Estados e Distrito Federal – ITCMD, IPVA e ICMS (Geral)
  • 5. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – Fatos Geradores e Particularidades
  • 6. Incentivos fiscais aplicáveis à ZFM
  • 7. Contribuições sobre a Receita – PIS/PASEP, COFINS e Outras Contribuições
  • 8. Apuração do IRPJ e CSLL: Lucro Real, Presumido e Arbitrado
  • 9. Simples Nacional – teoria e prática
  • 10. Tributos sobre o Comércio Exterior – II, IE, IPI e IOF
  • 11. Planejamento Tributário e Recuperação de Crédito Tributário
  • 12. NControladoria Estratégica
  • 13. SPED – Escriturações Fiscais Digitais (EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições e REINF)
  • 14. SPED – Escriturações Contábeis Digitais (ECD e ECF)
  • 15. SPED – e-SOCIAL e DCTFWEB

*grade passível de sofrer alterações.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 horas/aula

Corpo docente

Iran Chaves Junior

Graduado em Direito; Especialista em Direito Tributário e Legislação de Impostos; Mestre em Direito Público; e, Doutorando em Ciências Jurídicas Públicas (Matrícula Trancada). Área de Educação – Magistério Curso Superior. Professor do Curso de Direito, da Faculdade Santa Teresa – FST. Atuou como Professor de Direito do Curso de Administração, do Instituto de Ensino Superior Brasileiro – ESB. Atuou como Professor do Curso de Direito, do Centro Universitário Metropolitano de Manaus – CEMETRO. Atuou como Professor do Curso de Direito, da Universidade Nilton Lins. Atuou como Professor do Curso de Direito, da Universidade Paulista – UNIP – Manaus. Atuou como Professor de Direito do Curso de Comunicação Social, Administração e Contabilidade, na Universidade do Norte – UNINORTE. Atuação na Advocacia. Atuou como Procurador-Chefe na Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas – FUNTEC – AM. Atuou como Procurador na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – SDS – AM. Atuou como Assessor da Reitoria – Universidade do Estado do Amazonas – UEA; e, atuou como Secretário-geral do Centro de Estudos Superiores – Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Danilo Alves Ferreira

Mestre em Economia de Empresas pela UFC, Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cearense (FaC), Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário, Professor de Graduação pela Faculdade Maurício de Nassau (Fortaleza,CE) e Pós Graduação, Professor de MBA Gestão Tributária e Contabilidade Digital da Dalmass/Cambury(PA); MBA Executivo em Contabilidade Digital e Tributária do ESP e do MBA Gestão Tributária do ESP, Instituto de Especialização do Amazonas(AM), MBA Contabilidade Tributária e SPED no IBG Bussines Scholl ( MT), MBA Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária (IPOG), Contador, Especialista em SPED, Coordenador da Comissão do SPED do CRC/CE, Instrutor de Cursos na área Fiscal e Contábil, Ex-Presidente da EXECECIC e CALUPA, Empresário e Consultor nas áreas Contábeis, Fiscal e Planejamento Tributário.

Alan Cesar Corrêa

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas, com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2002) e pós-graduação “lato sensu” em Contabilidade Gerencial pela Universidade da Amazônia (2004). Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. Experiência profissional anterior: Contador do Banco do Estado do Pará S.A., Perito e Assessor Contábil do Ministério Público do Estado do Pará e Analista Judiciário – Contador do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará. Aprovado em diversos concursos públicos, em alguns como primeiro lugar. Professor de pós-graduação, palestrante e instrutor, autor do site www.alancorrea.net.br com notícias e informações sobre tributos estaduais.

Lilian Rocha

Mestranda em Administração. Especialista em Logística Empresarial – UFAM; Graduada Administração com ênfase em Comércio Exterior – Uninorte; 15 anos de experiência em Importação/Exportação/Internação da Zona Franca de Manaus, 7 anos de experiência em treinamentos na área de Comércio Exterior e Logística, 3 anos de experiência em treinamentos de desenvolvimento pessoal e habilidades comportamentais.